Como me tornar uma versão melhor de mim mesmo em tempos de incerteza?

2020 certamente marca o início de uma década que trouxe uma avalanche de acontecimentos que marcarão a história e as nossas vidas, como comunidade, como sociedade, como população. 

Repleto de desafios, este ano de 2020 para muitos seria o inicio de uma nova vida, de uma nova história e de uma mudança de atitudes, mas em um piscar de olhos este ano tornou-se o inesperado. Uma pandemia invadiu o mundo, invadiu o nosso país, as nossas casas e as nossas vidas, deixando-nos numa situação não antes vivida pela a nossa geração. Um mar de incertezas inundou o nosso ser, a incerteza do futuro tornou-se a maior preocupação. 

No dia 7 de Abril de 2020, tivemos então a oportunidade de ouvir a opinião de uma psicoterapeuta que ajudou-nos a por muita coisa em perspectiva. Sandra Justo partilhou connosco os seus pensamentos e as suas idéias e como podemos gerir tudo o que esta a acontecer sem “arrancar os cabelos”. 

Em tempos como estes podemos entender que a vida “não esta nem aí” para os nossos planos, pudemos perceber isso nos primeiros 3 meses, onde TUDO MUDOU. Este acontecimento impactou o nosso senso de segurança, que é o que mais queremos nesta vida. Neil Walsh diz que “a vida começa no fim da zona de conforto”, esta frase que foca muito em tomar riscos e ser recompensado por eles tem um significado muito diferente neste momento. Perguntou-nos então a Sandra: “Quão confortável estás tu neste momento?”

Mostrando-nos o diagrama “The Comfort Zone”, pudemos entender que a ZONA DE CONFORTO traz para nós o senso de segurança que tanto ansiamos e da-nos um senso de controlo (embora este seja um falso senso de controlo). A não ser que sejamos pessoas motivadas pelo o aprendizado e o crescimento, onde lutamos para encontrar o nosso propósito e alcançar os nossos objectivos custe o que custar, muito raramente colocamo-nos na ZONA DO MEDO, onde temos 2 tipos de respostas patológicas, como a pessoa que reage  excessivamente em medo, focando na situação que esta a acontecer de tal forma que não procura uma solução, ou então a pessoa que acha sempre que “está tudo bem, isto já passa”. De certa forma nenhuma destas respostas é a maneira correcta de lidar com a ZONA DO MEDO, veja-mos que o Covid-19 atirou a humanidade nesta zona, e temos a opção de ficar nesta zona, arranjando desculpas e maneiras de tornar esta zona uma ZONA DE CONFORTO ou então podemos usar esta situação para mover-nos em direção à ZONA DE APRENDIZAGEM que consequentemente leva-nos à ZONA DE CRESCIMENTO, so assim sairemos desta situação melhores versões de nós mesmos . 

A ansiedade certamente pode estar à flor da pele, mas ainda há oportunidade de lidar com ela de maneira a que esta não prejudique o seu processo de desenvolvimento. Lutar contra a ansiedade não é a atitude mais correcta que devemos ter, devemos encara-la, aceita-la e lembrarmo-nos que ela faz parte de nós, que ansiedade não é de todo má. 

Enquanto o nosso cérebro gosta de problemas para resolver e recebemos hormonais de satisfação quando isso acontece,  ansiedade funciona da mesma maneira, como uma iniciativa para tomarmos decisões. Porém devemos tomar imenso cuidado para não tornarmos a nossa ansiedade e os pensamentos que a geram uma rotina. 

“Entre o estímulo e a resposta existe um espaço”, esta frase dita por Beatle Franklin diz-nos muita coisa sobre o controlo que ainda temos em nossas mãos, o espaço pode ser criado por nós para parar, pensar, refletir e entender qual a melhor maneira para responder a dada situação, neste caso, qual a melhor maneira para responder a esta quarentena, qual a melhor maneira de melhorar-me, melhorar os meus skills, a minha vida, os meus planos. 

Veja os desafios como oportunidade, reconheça e abrace as suas fraquezas, desta forma poderá sair desta fase de isolamento uma melhor versão de si mesmo, com experiências para contar, uma boa atitude para avançar e a certeza de que esta incerteza não o pôde parar. 

3 MANEIRAS PARA LIDAR COM A ANSIEDADE EM TEMPO DE INCERTEZA

DESAFIE OS SEUS PENSAMENTOS E NÃO LUTE CONTRA A ANSIEDADE

Faz parte termos momentos de ansiedade causados por situações inesperadas que acontecem em nossas vidas, mas isso não significa que é o fim, na verdade pode até ser o começo de algo, se parar para refletir e perguntar-se o porquê desses pensamentos e como ultrapassa-los. 

MARQUE UMA HORA E UM LUGAR ONDE PODE LIBERAR A ANSIEDADE 

Arrange um sitio neutro onde pode colocar uma cadeira e marcar um horário, onde ficará ali sentado a sentir toda a ansiedade que tiver, todos os pensamentos de medo, aflição, incerteza. 

Evite ter esses pensamentos em locais onde tem prazer de ficar para não misturar as emoções. 

SIMPLE GROUNDING TECHNIQUE 

Esta técnica involve focar nos seus sentidos quando tiver um momento de ansiedade, trazendo de volta a sua atenção para o momento. 

Foquem em:

  • 5 coisas que consegue ver 
  • 4 coisas que consegue sentir 
  • 3 coisas que consegue ouvir 
  • 2 coisas que consegue cheirar 
  • 1 coisa que consegue saborear